Osteoporose e Doenças Osteometabólicas

O que é Osteoporose e Doenças Osteometabólicas

O endocrinologista é o médico responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças ósseas como: osteoporose, osteopenia, redução da massa óssea, ostegênese imperfeita, osteomalácia, raquitismo, deficiência de vitamina D, dentre outros.

A osteoporose é uma doença silenciosa, isto é, raramente apresenta sintomas antes que aconteça sua consequência mais grave, isto é, uma fratura óssea. O ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que ela seja diagnosticada em tempo de se evitar as fraturas.

O diagnóstico precoce da osteoporose é feito através da Densitometria Óssea. Possuem maior risco para desenvolver osteoporose as mulheres, indivíduos caucasianos, pessoas magras e pequenas, que tiveram menopausa precoce e não fizeram reposição hormonal, pessoas tabagistas, aqueles que possuem história de fraturas na família ou osteoporose, que possuem doenças graves ou que utilizam corticoides por longo tempo, aqueles que já tiveram fraturas na idade adulta, entre outros fatores de risco.

Uma medida de Densitometria Óssea está indicada para todas as mulheres a partir de 65 anos e para todos homens com 70 anos ou mais. Além disso, todas mulheres pós-menopausadas e todos os homens com mais de 50 anos que possuam um dos fatores de risco descritos acima devem realizar o exame para confirmar a presença da osteoporose.

O risco de desenvolver a Osteoporose pode ser reduzido, se medidas como uma alimentação rica em cálcio, manutenção de uma atividade física e aporte adequado de Vitamina D forem proporcionados ao longo da vida. Entretanto, é importante salientar que, mesmo com todos estes cuidados, uma parte dos indivíduos vai ter osteoporose, pois a herança genética ainda não pode ser modificada. Mas a boa notícia é que existem tratamentos eficazes, caso você já tenha a doença.

Qual o papel da vitamina D?

A vitamina D é um hormônio fundamental para a manutenção da saúde do esqueleto humano e desempenho muscular. Como são poucos os alimentos que a contém, a principal forma de obtenção dessa vitamina pelo ser humano é através da exposição solar. O sol é responsável por 80 a 90% da produção da vitamina D. Porém, diversos fatores como estação climática, cor da pele, envelhecimento, entre outros, acabam influenciando na absorção da vitamina.

A principal ação da vitamina D é estimular a absorção de cálcio e fósforo (matérias-primas para a formação do osso) no intestino delgado e aumentar a mineralização óssea. Além disso, sabe-se que receptores deste hormônio podem ser encontrados em quase todos os tecidos do corpo humano e muitos efeitos não relacionadas ao metabolismo ósseo têm sido também atribuídos a ele. Sua ação é importante para manutenção da massa óssea, da força e da velocidade de contração do músculo esquelético. Estudos recentes sugerem que a vitamina D melhora a sensibilidade e/ou secreção de insulina, protegendo o indivíduo de distúrbios como o diabetes mellitus e a síndrome metabólica.

Horário de atendimento

Telefone

(41) 99706-5503

E-mail

drajacyalves@gmail.com

Verifique sua consulta