Esteatose Hepática ou “Gordura no Fígado”

O que é Esteatose Hepática?

A Esteatose Hepática (Doença hepática gordurosa não alcoólica – DHGNA) é caracterizada como um acúmulo de gordura no fígado, não relacionado a outras causas de doenças hepáticas crônicas como: Infecções (Hepatite B e C), Doença de Wilson, Deficiência de Alfa-1-antitripsina, Hepatite autoimune, Fibrose Cística, galactosemia, entre outras. As principais causas para a ocorrência da DHGNA são: sobrepeso e obesidade, resistência à insulina e diabetes mellitus, elevações de colesterol e triglicérides.

Com o tempo, a esteatose hepática pode evoluir com a esteato-hepatite ou inflamação das células do fígado. Nesse caso, é possível observar elevação de enzimas do fígado (TGO, TGP) e da ferritina nos exames de sangue. A esteato-hepatite, por sua vez, tem risco de evoluir para cirrose hepática.

Tanto a esteatose como a esteato-hepatite em geral não apresentam sintomas e com frequência são descobertas por uma ultrassonografia abdominal de rotina, ou na investigação de alteração de exames laboratoriais relativos ao fígado. O médico pode suspeitar de esteatose pela história clínica, exame físico do paciente, com detecção do fígado aumentado, ou por aumento da circunferência abdominal pelo acúmulo de gordura.

Como é o diagnóstico e tratamento de esteatose (gordura no fígado)?

O diagnóstico de DHGNA se baseia em exames laboratoriais, exames de imagem (ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, elastografia para a avaliação do grau de fibrose) e biópsia hepática, quando necessário, sendo que este último é o exame padrão-ouro, mas nem sempre é indicado na prática, pois se trata de um exame invasivo e há critérios para ser solicitado. O tratamento de primeira linha é a mudança de estilo de vida (melhores hábitos alimentares e prática de exercícios físicos), perda de peso e, se necessário, medicações específicas. Certamente, para pacientes com sobrepeso ou obesidade a perda de peso é o principal fator associado a redução da esteatose e proteção contra o avanço da doença para estágios mais graves (esteato-hepatite e cirrose). Nesse sentido, perdas de peso entre 5 e 10% do peso já possuem benefícios comprovados.

Horário de atendimento

Telefone

(41) 99706-5503

E-mail

drajacyalves@gmail.com

Verifique sua consulta