A Anvisa aprovou nova dosagem da semaglutida

Índice

No dia 02 de Janeiro de 2023 a Anvisa aprovou o Wegovy®️ (semaglutida 2,4 mg semanal). Isso tem sido anunciado como uma grande novidade no tratamento da obesidade, mas quero esclarecer um pouco essa novidade. Já temos disponível a semaglutida semanal na forma de Ozempic®️ para tratamento de diabetes tipo 2 em bula, mas esse já vem sendo utilizado para perda de peso de forma off label na dosagem de 1 mg semanal. A grande novidade de fato é segurança do uso e a disponibilidade de uma caneta com uma dosagem maior, agora de 2,4mg semanal.

Mas o que é a semaglutida?

A semaglutida é um medicamento da classe de análogos de GLP-1 que é um hormônio liberado pelo nosso intestino ao se alimentar e que ajuda seu corpo a reduzir seu nível de glicose no sangue somente quando ele estiver elevado, por isso o risco de hipoglicemia é bastante baixo e pode ser usado em quem também não tem diabetes. Além disso, esse hormônio, o GLP-1, reduz a velocidade de passagem da comida pelo estômago aumentado a saciedade, fazendo com que você coma menos, por isso também é usado para perda de peso. Entre as principais ações do medicamento no organismo estão o aumento da saciedade e a redução da sensação de fome, com estudos mostrando perda média de mais de 15% do peso corporal inicial.


Obviamente, é uma medicação que precisará ser prescrita pelo médico, com o seu devido acompanhamento e não utilizada por conta própria, uma vez que existem algumas contraindicações e também a possibilidade de eventos adversos, principalmente gastrointestinais, como náuseas, diarreia ou constipação, dentre outras, e que precisam ser devidamente orientadas pelo médico em relação ao seu manejo. Quero ressaltar que qualquer medicamento para o tratamento de obesidade é um adjuvante do processo de emagrecimento, então se você simplesmente tomar a medicação sem um plano de mudança de estilo de vida, esse tratamento não será sustentável e você terá
gastado seu dinheiro e seu tempo, pois logo que parar a medicação acontecerá o reganho de peso. É fundamental que você tenha um médico e uma equipe multidisciplinar que entenda de obesidade para te acompanhar e te orientar. As mudanças de hábitos de vida continuam sendo a base para qualquer proposta de emagrecimento, uma vez que o reganho de peso é muito frequente. O tratamento da obesidade deve ser encorajado de maneira firme, uma vez que vários fatores estão envolvidos no seu surgimento. A obesidade é uma doença crônica, redicivante, então uma vez que você interrompe o tratamento não é surpresa que a pessoa reganhe peso, assim como não é surpresa alguma quando uma pessoa que tem hipertensão arterial suspende a medicação anti-hipertensiva que a pressão volte a subir. Por ser de origem multifatorial, a abordagem de vários aspectos, além do tratamento medicamentoso quando necessário, devem incluir: exercício físico regular, alimentação saudável, gerenciamento do estresse, sono adequado, evitar bebidas alcoólicas e tabagismo. Essa abordagem proporciona certamente melhores resultados num longo prazo.

Texto escrito e revisado por:

Dra. Jacy Maria Alves

Endocrinologia | CRM 27085 | RQE 17834 e RQE 17665

Dicas de Saúde
Siga no Instagram