A Esteatose Hepática (Doença hepática gordurosa não alcoólica – DHGNA) é caracterizada como um acúmulo de gordura no fígado, não relacionado a outras causas de doenças hepáticas crônicas como: Infecções (Hepatite B e C), Doença de Wilson, Deficiência de Alfa-1-antitripsina, Hepatite autoimune, Fibrose Cística, galactosemia, entre outras. As principais causas para a ocorrência da DHGNA são: sobrepeso e obesidade, resistência à insulina e diabetes mellitus, elevações de colesterol e triglicérides.
Com o tempo, a esteatose hepática pode evoluir com a esteato-hepatite ou inflamação das células do fígado. Nesse caso, é possível observar elevação de enzimas do fígado (TGO, TGP) e da ferritina nos exames de sangue. A esteato-hepatite, por sua vez, tem risco de evoluir para cirrose hepática.
Tanto a esteatose como a esteato-hepatite em geral não apresentam sintomas e com frequência são descobertas por uma ultrassonografia abdominal de rotina, ou na investigação de alteração de exames laboratoriais relativos ao fígado. O médico pode suspeitar de esteatose pela história clínica, exame físico do paciente, com detecção do fígado aumentado, ou por aumento da circunferência abdominal pelo acúmulo de gordura.
Telefone
(41) 99706-5503
drajacyalves@gmail.com