Sobre mim

Especialista em Clínica Médica, Endocrinologia e Metabologia

Só para eu não esquecer: A Dra. Jacy é médica especialista em Clínica Médica, Endocrinologia e Metabologia, com graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina, residência médica em Medicina Interna pelo Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, residência em Endocrinologia e Metabologia e Mestrado pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Com ampla experiência clínica na área e também como pesquisadora clínica principalmente na área de Diabetes, Obesidade e Síndrome Metabólica.

Conheça a Dra. Jacy

A Dra. Jacy é médica especialista em Clínica Médica, Endocrinologia e Metabologia, com graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina, residência médica em Medicina Interna pelo Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e residência em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Com ampla experiência clínica na área e também como pesquisadora clínica principalmente na área de Diabetes, Obesidade e Síndrome Metabólica.

Além disso a Dra. Jacy está em constante atualização dentro de suas especialidades, participando de cursos, seminários e congressos frequentemente. Também vem estudando nos últimos anos a abordagem médica baseada em Medicina do Estilo de Vida, inclusive com cursos de formação nessa área. A Medicina do Estilo de Vida (MEV) é uma abordagem baseada em evidências científicas para a prevenção e tratamento de doenças crônicas não-transmissíveis, como hipertensão arterial, diabetes mellitus e dislipidemia e certamente á a abordagem em saúde que mais cresce no mundo. Com um cotidiano corrido e estressante, os maus hábitos predominantes no Ocidente prejudicam a promoção da saúde e do bem-estar. Criada em 2004, nos Estados Unidos, essa prática está cada vez mais difusa, uma vez que os hábitos estão diretamente conectados com o surgimento e o agravamento de diferentes condições patológicas. 

  • Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Diploma de Mérito Estudantil por ter obtido o melhor índice de aproveitamento no Curso de Medicina – o 1º lugar geral no curso de Medicina. Medalha Dr. Roldão Consoni pela primeira colocação no Curso de Medicina da UFSC, pela Associação Catarinense de Medicina;
  • Residência Médica em Clínica Médica no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba;
  • Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC/UFPR);
  • Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM);
  • Mestra em Medicina Interna no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com linha de pesquisa em Diabetes mellitus;
  • Pesquisadora nas áreas de Diabetes mellitus e Obesidade/Sobrepeso;
  • The Blackburn Course in Obesity Medicine: Treating Obesity pela Harvard Medical School;
  • Formação em Competências Clínicas de Medicina do Estilo de Vida pela Escola Brasileira de Medicina do Estilo de Vida;
  • Coach de Saúde e Estilo de Vida pela Escola Brasileira de Medicina do Estilo de Vida;
  • Professora da Escola Brasileira de Medicina do Estilo de Vida;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Diabetes;
  • Membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida;
  • Certificação Internacional Chief Happiness Officer + ESG pelo Instituto Feliciência.

Sou natural de Florianópolis e realizei minha graduação em Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram 6 anos de muita dedicação, estudo, dificuldades e desafios. A dedicação durante esses anos me trouxe além do diploma de médica, o Diploma de Mérito Estudantil por ter obtido o melhor índice de aproveitamento no Curso de Medicina – o 1º lugar geral no curso de Medicina. Além disso, recebi a Medalha Dr. Roldão Consoni pela primeira colocação no Curso de Medicina da UFSC, pela Associação Catarinense de Medicina. A Medalha se constitui numa homenagem ao idealizador do primeiro curso de Medicina em Santa Catarina.

Logo após a formatura em medicina, iniciei a residência médica em Clínica Médica no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, pois sempre fui apaixonada por Curitiba, e onde escolhi passar os próximos anos da minha vida. Foram 2 anos de muito aprendizado, trabalho e estudo. A residência em Clínica médica é pré-requisito para realizar a residência de Endocrinologia e Metabologia.

Após os 2 anos de residência em Clínica médica, fui aprovada e continuei minha formação em um dos melhores serviços de Endocrinologia do país no Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital de Clínicas da UFPR (SEMPR) em Curitiba-PR. Foram mais 2 anos de intensa dedicação e onde posso dizer que amadureci como médica e que aprendi muito com os Mestres do Serviço, pessoas a quem serei eternamente grata pelo aprendizado, especialidade que amo e que onde tive a certeza de que havia encontrado a forma em que me que sentiria mais útil ajudando as pessoas. Na sequência, desenvolvi meu projeto de Mestrado, onde foram mais 2 anos de muito estudo, dedicação e crescimento profissional.

Durante a consulta, que dura cerca de 1 hora, realizo uma anamnese bastante detalhada (história de vida prévia e atual, medicamentos em uso, queixas…), estabelecendo sempre uma relação de conexão e parceria com a pessoa. Utilizo a ciência do comportamento para conduzir a prática clínica de maneira eficaz e sustentável através principalmente de 5 competência fundamentais: Conexão, avaliação, raciocínio, prescrição e acompanhamento. Avalio sinais e sintomas, comorbidades em questão, avaliação dos pilares da Medicina do Estilo de Vida e estabeleço com o paciente quais as prioridades a serem abordadas em cada momento. A ideia é a promoção da saúde e acompanhamento em longo prazo, ou seja, ajudar a pessoa (inclusive seus familiares, que muitas vezes vêm junto à consulta) no gerenciamento da sua saúde e na melhora da qualidade de vida. Além disso incluo em minha avaliação, além do exame físico, o exame de bioimpedância para avaliação de composição corporal. Além dessa minuciosa avaliação clínica também solicito exames laboratoriais e de imagem pertinentes para cada caso e as condutas são sempre tomadas baseadas em evidência científica.

Acredito na abordagem médica centrada na pessoa e não apenas na doença em si, pois cada doença pode ter manifestações completamente diferentes em cada indivíduo. Essa abordagem integral permite compreender todos os fatores envolvidos no processo de adoecimento, possibilitando assim, um tratamento mais efetivo. É fundamental a individualização no cuidado, sempre! O paciente é o meu foco da atenção e seu ponto de vista e seus valores são fundamentais. Acredito no autocuidado e resiliência, abordando os cuidados de saúde como um todo, a prevenção de doenças e a manutenção da qualidade e da acessibilidade dos cuidados.

Sempre acreditei que em nossa existência devemos conquistar aquilo que pertence à nossa essência! E passei muitos anos da minha vida fazendo reflexões e tentando buscar algo que para mim fazia sentido em estar nesse planeta, nesse momento, com as pessoas com as quais me relaciono, enfim, com a vida que tenho! Sempre soube que minha missão era ajudar as pessoas a viverem sua melhor potência, sua melhor versão – e isso, por consequência, também me ajudava. Quem me conhece sabe que sempre fui uma pessoa hiperativa, desde criança, sempre fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, e precisei encontrar ferramentas ao longo da vida para lidar com toda essa inquietude – ler, estudar (sempre me fez bem a sensação de expandir a mente), praticar a espiritualidade, praticar exercícios e ter bons relacionamentos sempre foram os meus principais remédios. E fui me dando conta dessas necessidades ouvindo o meu corpo, minha mente e meu espírito. A Medicina na minha vida não foi uma escolha e sim um chamado, uma consequência de uma busca frenética por um propósito e me sinto realizada em poder levar alguns conceitos importantes para cada pessoa que me procura. Na faculdade já me deparava com o fato de uma grande parte das doenças crônicas poderem ser evitadas através de mudanças de hábitos de vida e sabemos disso desde a época de Hipócrates, há mais de 2400 anos, que dizia: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Cada vez mais a ciência comprova a relação estreita entre o estilo de vida e a diminuição do risco de doenças crônicas e também da sua importância no tratamento destas enfermidades. A Medicina do Estilo de Vida ainda não é uma especialidade médica no Brasil, mas é uma abordagem científica interdisciplinar que prioriza o uso terapêutico do estilo de vida e envolve apoio na mudança de hábitos alimentares, manter atividade física regular, cuidar da qualidade do sono, estratégias para manejo do estresse, cultivar relacionamentos saudáveis, cessar uso do tabaco e drogas, prevenir abuso de álcool, além de outras modalidades não medicamentosas, para prevenir, tratar e, mais importante, reverter as doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida que estão cada vez mais prevalentes.

experiências

Saiba sobre minhas experiências

Medicina e Residência

Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Residência médica em Medicina Interna pelo Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e residência em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.​

Especialidades

Além disso a Dra. Jacy está em constante atualização dentro de suas especialidades, participando de cursos, seminários e congressos frequentemente. Também vem estudando nos últimos anos a abordagem médica baseada em Medicina do Estilo de Vida.

Agende sua consulta

+55 (41) 99248-0842

Testemunhos

Veja as recomendações